News

#FecheiNaSim SIM Social e a parceria entre Tratore a A Banca





A SIM Social é uma iniciativa da Semana Internacional de Música de São Paulo em parceria com a Cingulado Atitude Social, que busca levar conteúdo artístico e de capacitação para a periferia de São Paulo, em união com as associações e coletivos que foquem a música/cultura como mobilizadora e transformação social.

Em 2015, através da SIM Social, a Tratore conheceu o projeto A Banca, do Jardim Ângela, que tem o objetivo de realizar eventos e desenvolver a música e a cultura Hip Hop como ferramentas de inclusão para jovens em situação de vulnerabilidade social, e desse encontro nasceu uma parceria que viabilizou a entrada de discos da A Banca Records (como “Versos Impactantes”, de Mc Mirim; e “Dependente Rítmico”, de D.I.E.L.) nos principais serviços de streaming e lojas digitais.

“Não conhecia A Banca antes”, contou Mauricio Bussab, sócio-fundador da Tratore. “Fomos participar de uma ação lá coordenada pela SIM Social. Passamos uma tarde de domingo no estúdio deles fazendo um bate papo com a turma e achamos o pessoal muito entusiasmado, muito interessado, gente que já tinha produções acontecendo, algumas coisas de grande qualidade, mas que estavam à margem dos canais mais profissionais de distribuição. Os artistas estavam simplesmente postando suas faixas no Youtube ou no Soundcloud, sem serem monetizados por isso, e não tinham como fazer este material chegar aos usuários de serviços como Spotify ou Apple Music. Aí tivemos a ideia de fazer esta parceria”, comenta.

No primeiro ano da SIM Social, em 2015, foram realizadas palestras em mais dois bairros, além do Jardim Ângela: Capão Redondo (com auxilio da Agência Popular Solano Trindade e do Projeto Arrastão) e em São Mateus (com apoio do Coletivo São Mateus em Movimento). No videocase da SIM São Paulo 2015, Negotinho, do São Mateus em Movimento, comentou: “O importante para nós é que a SIM foi até a periferia de São Paulo e pode levar possibilidades e conhecimento musical para dentro da favela, onde é mais carente”.

A Semana Internacional de Música de São Paulo 2016 irá acontecer entre 07 e 11 de dezembro. Garanta já sua PRO-BADGE e saiba tudo sobre o evento aqui.

#FecheiNaSim

****

Foto de Eduardo Suderer (palestra “A música como transformadora social”, da SIM São Paulo 2015, com DJ Bola, Thiago Vinícius, Negotinho e Gil Marçal. Mediador: Tomás Gonzaga, da Cingulado).

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM