News

SEXTA EDIÇÃO DA SIM SÃO PAULO RECEBE INSCRIÇÕES DE MAIS DE DOIS MIL ARTISTAS DE TODO O MUNDO





Foram exatamente 2.299 artistas de 25 estados brasileiros e 22 países até o último domingo, 12 de agosto, quando se encerraram as inscrições para os showcases diurnos da sexta edição da SIM São Paulo. Os 27 selecionados para se apresentar no Centro Cultural São Paulo entre os dias 6 e 8 de dezembro serão anunciados no dia 3 de setembro.

Os números mostram a potência da produção musical contemporânea mundial e superam os de 2017, em que a chamada atraiu 1215 artistas de 17 países e 21 estados. Com mais de 700 inscritos, a participação Argentina é notável e resultado da parceria com o Instituto Nacional de la Música (INAMU) que apoia a vinda de artistas à feira. Uruguai, Chile, Colômbia e outros hermanos também marcam presença e confirmam a SIM São Paulo como ponto de encontro fundamental para o mercado latino americano. Portugal se destaca entre os inscritos da Europa.

A colaboração entre SIM São Paulo e MIL (Lisbon International Music Networking) tem reforçado a importância e aberto novas possibilidades de intercâmbios. Os esforços para estreitar esta ponte também contam com apoio da Why Portugal, associação dedicada à exportação da nova música portuguesa. Américas, Europa, África, Oriente Médio e Oceania: todos os continentes se encontram na SIM.  Veja os países que enviaram propostas:

No panorama nacional, a maior parte das inscrições vem de São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro: reflexo da histórica concentração de mercado na região. Mas a cada ano a presença de delegações de outros estados cresce e evidencia a pluralidade da música brasileira. Em 2018, há representantes de quase todos os estados:

As participações de Minas Gerais e Rio Grande do Sul são resultado da boa articulação de agentes do mercado. Com pouco (como o do Sebrae-RS, em 2016) ou nenhum apoio institucional, estes profissionais enxergam na SIM oportunidades para expandir suas conexões e, desde a primeira edição da feira, se movimentam para participar. Com bons programas públicos de apoio à música, é interessante notar o aumento de propostas enviadas por artistas do Distrito Federal e do Ceará.

Aliado a isso, o desenvolvimento de conferências regionais, a exemplo do CoMA, em Brasília, e do Maloca Dragão, em Fortaleza, parece ter impacto no amadurecimento das cenas e no desejo de ampliar conexões dos profissionais. Com a Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), em Curitiba, e o Tum Sound Festival, em Florianópolis, ambos em seu segundo ano, Paraná e Santa Catarina também tiveram crescimento significativo no número de aplicações.

A vitalidade da produção das regiões nordeste e norte marca presença com os clássicos celeiros Pernambuco, Bahia e Pará e surpreendente com aumento significativo de inscrições da Paraíba, além de incluir, pela primeira vez no mapeamento da SIM São Paulo, os estados de Rondônia, Roraima, Tocantins e Piauí. Apenas Acre e Mato Grosso do Sul não submeteram candidaturas para os showcases este ano.

A SIM SÃO PAULO 2018 acontece de 5 a 9 de dezembro no Centro Cultural São Paulo e mais cerca de 30 casas da cidade. Garanta sua PRO-BADGE* aqui. *1º lote disponível até 30/09 Siga a SIM São Paulo nas redes:


#TeVejoNaSIM

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM