News

SIM Drops: Especial DATA SIM apresenta dados da música no Itaú Cultural





Por que falar de música uma vez ao ano quando o assunto está presente em todos os dias? Pensando nisso, a SIM São Paulo anuncia os SIM Drops, encontros esporádicos que abordarão temas relevantes à indústria da música. Com o conceito de “pílulas de conteúdo”, os eventos ocuparão o calendário nos meses que antecedem a feira. A cada edição, uma pauta diferente será aprofundada durante um dia de painéis de conversas e troca de ideias.

O primeiro encontro acontece na segunda-feira, 10 de junho, das 10h às 20h, no Itaú Cultural, e será dedicado à importância do levantamento e análise de dados para o desenvolvimento do mercado da música e uma economia mais saudável. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas à lotação do espaço (200 pessoas).

SIM Drops: especial DATA SIM vai trazer estudos realizados pelo núcleo de pesquisa da SIM São Paulo e por seus parceiros JLeiva Cultura & Esporte e Sympla, em conversas que expõem, analisam e discutem dados coletados em vários estudos, sempre com a presença de convidados.

Às 11h, a abertura do evento será feita pelas diretoras do DATA SIM, Fabiana Batistela e Dani Ribas, e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, reforçando o foco da atual gestão em entender e impulsionar o potencial econômico das atividades culturais da cidade. Exemplo foi a última edição da Virada Cultural que, com um investimento de cerca de R$ 18 milhões, injetou de volta R$ 235 milhões na economia da capital paulista e movimentou cerca de 5 milhões de pessoas, promovendo turismo e o comércio local.

Os primeiros resultados da pesquisa O Mercado da Música na Cidade de São Paulo, feita pelo DATA SIM em 2018, serão expostos às 11h30. Primeira parte de um estudo que compreende a cadeia produtiva do setor na cidade, Espaços para Música Ao Vivo reúne informações sobre centros culturais e casas de show da capital e, a partir dos dados levantados, estima que o município receba mais de 10 mil atrações musicais por mês. Para discutir a importância destes espaços em uma metrópole como São Paulo, participam da mesa, além de Fabiana e Dani, Carina Shimizu (JLeiva Cultura & Esporte), Beatriz Araújo (Natura Musical), Pena Schmidt, Suyanne Keidel (Casa Natura Musical).

Após o almoço, a programação retorna com a apresentação da pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva, que entrevistou 10.630 pessoas sobre seus hábitos culturais nas cinco regiões do Brasil. Às 14h, Ricardo Meirelles (JLeiva Cultura & Esporte), Samuely Laurentino (JLeiva Cultura & Esporte), Edson Natale (Itaú Cultural), Roberta Martinelli (Jornalista), Alexandre Matias (Jornalista/CCSP) analisam os dados relativos ao consumo de música em 12 cidades brasileiras.. O mapeamento aponta as preferências de estilo musical por idade, renda e escolaridade. Na capital paulista, por exemplo, sertanejo é o gênero mais ouvido (46%), seguido por MPB (28%) e rock (25%).

O Mapa dos Festivais do Brasil, realizado pela Sympla em parceria com o DATA SIM, também será tema de mesa, às 16h, com Karla Megda (Sympla), Dani Ribas (DATA SIM), Tomás Bertoni (Festival CoMA) e Gustavo Danelli (TNT Energy Drink). A partir do levantamento de informações de festivais produzidos em todo o Brasil, os convidados discutem sazonalidade, gêneros musicais que se destacam, preço médio dos ingressos, crescimento do público consumidor, entre outras questões fundamentais para entender o mercado de música ao vivo e a dinâmica de lançamento de novos artistas no Brasil.

A mesa que encerra o SIM Drops especial DATA SIM, às 17h30, é sobre a pesquisa Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas, que ainda está recebendo respostas. Lançado durante a terceira edição do Women’s Music Event (WME), em março deste ano, este é o primeiro diagnóstico sobre a participação feminina no mercado da música brasileira. O estudo, realizado pelo DATA SIM, é compatibilizado com a pesquisa “Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities” do Berklee College of Music e Women in Music (WIM), que investigou a presença feminina no mercado norte-americano e descobriu que 61% das respondentes consideram o desenvolvimento ou interrupção de suas carreiras um fator decisivo no momento de ter filhos. Na mesa, Dani Ribas e Renata Gomes (WIM Brasil), responsáveis pela pesquisa DATA SIM, conversam sobre o tema com Raquel Lemos (WIM Brasil), Sabrina Cândido (British Council/ Projeto ASA) e Luciana Adão (Oi Futuro/Projeto ASA).

Após os debates, o DATA SIM convida a todos para um coquetel, oferecido pela Budweiser e TNT Energy Drink, no saguão do Itaú Cultural, estimulando a troca de ideias entre os participantes.

Confira a programação:

• 10h às 11h – Credenciamento


• 11h às 11h30 – Abertura

Com: Leo Madeira (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo), Fabiana Batistela (SIM São Paulo/DATA SIM) e Dani Ribas (SIM São Paulo/DATA SIM).


• 11h30 às 13h

O MERCADO DA MÚSICA NA CIDADE DE SÃO PAULO – PARTE I: ESPAÇOS PARA MÚSICA AO VIVO

Apresentação da pesquisa sobre as casas de música ao vivo em São Paulo, feita pelo DATA SIM com apoio da JLeiva Cultura & Esporte e patrocínio da Natura Musical.

Com: Fabiana Batistela (SIM São Paulo/DATA SIM), Dani Ribas (SIM São Paulo/DATA SIM), Carina Shimizu (JLeiva Cultura & Esporte), Beatriz Araújo (Natura Musical), Pena Schmidt e Suyanne Keidel (Casa Natura Musical).


• 13h às 14h – Lunch Break


• 14h às 15h30

CULTURA NAS CAPITAIS: MÚSICA

Apresentação da pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte e que entrevistou mais de 3000 pessoas no Brasil. A mesa irá focar no tema MÚSICA e apresentar dados de hábitos de consumo e preferências do público de 12 capitais nesse segmento.

Com: Ricardo Meirelles (JLeiva Cultura & Esporte), Samuely Laurentino (JLeiva Cultura & Esporte), Edson Natale (Itaú Cultural), Roberta Martinelli (Jornalista) e Alexandre Matias (Jornalista/CCSP).


• 16h às 17h

MAPA DOS FESTIVAIS DE MÚSICA DO BRASIL

Mapeamento e estudo feito pela Sympla em parceria com o DATA SIM que apresenta um levantamento dos principais festivais de música do país e mostra onde estão localizados, em que época costumam acontecer, quais as preferências musicais de suas programações, entre outras informações inéditas sobre o mercado ao vivo no Brasil. 

Com: Karla Megda (Sympla), Dani Ribas (DATA SIM), Tomás Bertoni (Festival CoMA) e Gustavo Danelli (TNT Energy Drink).


• 17h30 às 18h30

MULHERES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA NO BRASIL: OBSTÁCULOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS

Pesquisa em andamento, realizada pelo DATA SIM e compatibilizada com a pesquisa “Women in the U.S. Music Industry: Obstacles and Opportunities”, realizada nos Estados Unidos pelo Berklee Institute/College Of Music e pela Women in Music (WIM), que entrevistou 2000 mulheres. Apresentação dos resultados do estudo americano e a importância de um estudo semelhante no Brasil. Como a pesquisa poderá ajudar mulheres em todos os setores da música e, também, encorajar a realização de projetos como o ASA, do British Council em parceria com a Oi Futuro.

Com: Dani Ribas (DATA SIM), Renata Gomes (DATA SIM/WIM Brasil), Raquel Lemos (WIM Brasil), Sabrina Cândido (British Council/ Projeto ASA) e Luciana Adão (Oi Futuro/Projeto ASA).


• 19h às 20h

COQUETEL DE NETWORKING 

Um oferecimento de Budweiser e TNT Energy Drink.


IMPORTANTE - INSTRUÇÕES DE ACESSO AO EVENTO:

- Aqueles que fizeram a inscrição pelo Sympla devem comparecer ao local, entre 10h e 17h30, portando documento de identidade para retirar sua pulseira de acesso;

- As pessoas que não conseguiram se inscrever ainda têm a chance de assistir às palestras. Haverá uma fila de espera, organizada por ordem de chegada;

- A entrada na sala acontecerá respeitando o grau de prioridade: primeiro as pessoas com pulseira, depois, as pessoas da fila de espera;

- Após 10 minutos do início do painel, as pessoas da fila de espera serão acomodadas na sala de acordo com a disponibilidade de assentos;

- Inscritos (com pulseiras) poderão ficar de fora de um painel após 10 minutos do início do mesmo. Portanto, organize-se para chegar na hora;

- Estas regras valem para todas as mesas do dia.


_Serviço:

SIM DROPS: ESPECIAL DATA SIM

Segunda-feira, 10 de junho de 2019

10h às 20h

Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo (SP)

Sala Itaú Cultural - Piso térreo

Capacidade: 200 pessoas (Sala Itaú Cultural – Piso Térreo)

Entrada gratuita - inscrições esgotadas.


Mais informações sobre os temas dos painéis e as pesquisas abordadas em datasim.info.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM