News

A 2ª edição do Festival CoMA ocorre em agosto e prova a força do cenário independente





De 10 a 12 de agosto, a segunda edição do Festival CoMA — Convenção de Música e Arte — será realizado em Brasília, DF. Serão mais de 40 atrações artísticas, palestras, debates e atividades de negócios do mundo da música e dos games que vão conectar profissionais das duas indústrias criativas e músicos.

O Festival CoMA é uma realização da Rockin’ Hood, Influenza, Central de Produção, Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e Instituto de Produção Cultural Brasileira. O evento acontece em diversos ambientes: no gramado da Funarte, no Clube do Choro, no Planetário de Brasília e no Centro De Convenções Ulysses Guimarães. Assim como a edição passada, o festival traz shows e atividades para os profissionais do mercado da música.

Inspirado em iniciativas de outros países como o Primavera Sound, que acontece em Barcelona, na Espanha, a versão brasiliense tem como objetivo, também, de potencializar o mercado musical local. Sua curadoria artística é feita de forma a compor uma programação com 50% de bandas brasilienses, enquanto a outra metade é composta por artistas nacionais e internacionais.

Em sua primeira edição, bandas como Far From Alaska, francisco, el hombre, Jaloo, Selvagens à Procura de Lei e Medulla, que já passaram pela Inker Agência Cultural, fizeram parte do line up. O público total foi estimado em 14 mil pessoas em mais de 50 shows, diversas palestras, workshops e debates sobre o mercado da música.


A maioria dos nomes da programação musical de 2018 já foi divulgada: Elza Soares, Àttooxxá, Flora Matos, Maglore, Ana Muller, Linn da Quebrada e Maurício Pereira já confirmaram presença, além de Marcelo Jeneci, Thabata Lorena, Machete Bomb, Plutão já foi Planeta, Pé de Cerrado, Muntchako, Consuelo, entre outros.

No dia 10 de agosto, será possível participar de várias atividades gratuitas sobre o mundo de games, enquanto nos dias 11 a 12, acontecerão mais de 20 painéis no Centro de Convenções sobre a indústria musical. Diversos temas estarão em pauta na conferência, como mercado ao vivo, conexões com o cenário internacional e a América Latina, formação de cenas, direitos autorais, políticas públicas, tecnologia e tendências.

É também nestes dias que acontecem os pitches de novos artistas – oportunidade para novas bandas apresentarem seu trabalho para os produtores, programadores de festivais e casas de shows, curadores de projetos, selos e jornalistas presentes.

Um dos destaques, é o inglês Martin Atkins que já foi membro do Public Image Ltd e da Killing Joke, fundou o supergrupo industrial Pigface, The Damage Manuel e Murder Inc., além de ter produzido bandas como Public Enemy e Nine Inch Nails, o que lhe resultou um Grammy. Martin é um dos conferencistas do CoMA, responsável pelo Keynote: Welcome to the music business: you’re f””ked! – título de um de seus livros. Atkins também é autor do livro “Tour: Smart” e leciona atualmente no Madison Media Institute.

Os responsáveis pela curadoria de conferências são profissionais referência no mercado, como Fabiana Batistela (diretora da SIM São Paulo), Tony Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos), Micaela Neiva (Festival de Cinema de Brasília), Ignácio Moura de Alencar (Gamespipe/Isobar), além dos próprios realizadores do evento.

Na quinta edição da SIM São Paulo, Diego Marx e Tomás Bertoni, guitarrista da banda Scalene, ambos sócios da Rockin’ Hood, participaram do painel: Música ilimitada: artistas empreendedores à frente de novos negócios – que também contou com a presença de Tiê (Rosa Flamingo/SP), Heloisa Aidar, Mariana Aydar e Márcio Arantes da BRISA. Segundo Tomás e Diego, é cada vez mais importante que cada artista saiba o que “é ser empreendedor”, para conseguir gerenciar sua própria carreira. E o CoMA promete, mais uma vez, juntar o melhor da nova produção artística do Brasil com informação e conhecimento sobre o mercado.

Programação completa em www.festivalcoma.com.br

Quer tocar na próxima edição, mande material para: rcknhd@gmail.com

Quer participar do CoMA 2018? Garanta seu ingresso ou credencial aqui

Siga o CoMA nas redes:

Facebook

Instagram

Twitter

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM