MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Prêmio SIM 2019 teve mulheres vencedoras em todas as categorias





Em sua terceira edição, o Prêmio SIM, que celebra as iniciativas mais interessantes da música no ano, teve mulheres vencedoras em todas as categorias. Com cerimônia realizada no sábado, 07 de dezembro, na Sala Jardel Filho, o evento foi marcado por homenagens, agradecimentos e pelo caráter político e de resistência da cultura no Brasil.

Todos os credenciados da SIM São Paulo 2019 puderam votar, por meio da PRO AREA Virtual, em um dos 10 indicados de cada categoria: Inovação, Projeto do Ano e Novo Talento (veja a lista completa de indicados aqui). 

A jornalista Fabiane Pereira foi responsável por conduzir a cerimônia que marca o encerramento da conferência com muita simpatia e desenvoltura. Inovação foi a primeira categoria a receber o Prêmio e que contava com projetos indicados por ações de inclusão, diversidade, acessibilidade, tecnologia e conhecimento. Os conselheiros Camilo Rocha e Dani Ribas anunciaram o projeto vencedor: a pesquisa “Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities”, do Berklee College of Music e Women in Music (WIM), que investigou a presença feminina no mercado norte-americano e serviu de base para a pesquisa do DATA SIM, “Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas”, apresentada durante a SIM 2019. 

Na sequência, quem entregou o Prêmio de Projeto do Ano foram os conselheiros Coy Freitas e Karen Cunha. Nesta categoria, a iniciativa Escuta as Minas, do Spotify, levou o troféu para casa. O projeto, realizado por e para mulheres, promoveu residências em um estúdio temporário para criação e gravação de singles de novas artistas, além de oferecer workshops e mentoria com mulheres referência em de diversas áreas do mercado da música.

Os conselheiros Mari Martinez e Ricardo Rodrigues tiveram a grande responsabilidade de entregar o Prêmio de Novo Talento. MC Tha foi escolhida pelos credenciados como a artista de maior destaque e ascensão no ano de 2019. Para receber o troféu, subiu ao palco sua produtora, Letz Spíndola, que, emocionada, revelou que a artista não pode estar presente naquele momento por conta de seus compromissos no terreiro que frequenta.

Os credenciados da SIM 2019 e o público em geral também puderam votar em sua música preferida na categoria Top 10 Melhores Músicas do Ano. Na votação pública, o single “Ímpeto”, da banda Troá com participação de Chico Chico foi a vencedora. Já na votação voltada para o mercado, foi “AmarElo”, de Emicida, com participação de Majur e Pabllo Vittar, que teve mais votos.

Playlist Top 10 Músicas do Ano pelos Credenciados
Playlist Top 10 Músicas do Ano pelo Público

Encerrando a cerimônia, veio a categoria Contribuição à Música, homenagem da SIM a quem dedicou décadas de trabalho para a construção do mercado musical brasileiro e que nos anos anteriores premiou Pena Schmidt (2017) e Carlos Eduardo Miranda (2018). Depois de certo suspense, da apresentadora Fabi Pereira e dos conselheiros Fabrício Nobre e Paula Abreu, o auditório vibrou com o vídeo em homenagem à casa de shows icônica do Rio de Janeiro, o Circo Voador. 

Estavam na plateia Maria Juçá, responsável pelo espaço, e Alexandre Rossi, vulgo Rolinha, programador da casa, além da equipe de comunicação e mídias sociais para registrar o momento. Todos subiram ao palco para receber o Prêmio e agradecer, momento que foi marcado por discurso político vindo de Juçá. Ela salientou a dificuldade em trabalhar com música no Brasil e a importância do Circo Voador enquanto ponto de resistência política e cultural que atravessa gerações. “Vamos continuar incomodando”, disse, em meio a aplausos. 

Além do troféu, os ganhadores do Prêmio SIM levaram um voucher de viagem da Bird, com direito a estadia na Pousada Victor Hugo em Santo André, no sul da Bahia.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM