SAUDADES DA SIM SÃO PAULO? VEJA COMO FOI A EDIÇÃO DE 2017

Postado por Administrador em

Saudades da SIM SÃO PAULO? Relembre como foi a edição de 2017 e se prepare para 2018!

No dia 6 de dezembro de 2017, a noite de abertura da quinta edição da SIM SÃO PAULO – realizada na Casa Natura Musical – deu o tom de que seria mais um ano grandioso. Ali, foram armados os encontros e reencontros, além dos primeiros (dos inúmeros) shows. Ava Rocha e Jards Macalé brilharam lindamente.

Entre 7 e 9 de dezembro, durante a manhã e a tarde, o Centro Cultural São Paulo virou o hub do mercado da música mundial. O clima era de confraternização de fim de ano, com mais de 2500 credenciados vindos de todas as regiões brasileiras e 21 países. “Revi vários amigos que fiz este ano e outros, como os da comitiva de Minas Gerais, que não se juntavam há um bom tempo”, diz Lucas Mortimer, que esteve na SIM como representante do Festival Transborda.

Apesar do clima de conclusão, não podemos negar que o pezinho de muitos já estava em 2018. Por ali, programadores de festivais do país inteiro se amontoavam para assistir aos 27 showcases que passaram pela Sala Adoniran Barbosa. “Fiquei muito impactada com dois shows que vi na SIM: Linn da Quebrada, que achei absurdamente fuderoso; e também o absurdo da Larissa Luz. Sem dúvida é a artista mais incrível que vi este ano. É a Elza Soares misturada com a Beyoncé e tempero baiano”, compartilhou Ana Morena, do festival potiguar DoSol.

Ao mesmo tempo em que rolavam os showcases diurnos, as salas de palestras ficavam cheias (com gente pra fora de algumas! Desculpa <3). Foram 40 painéis (só no CCSP) com temas variados, de blockchain aos novos festivais; de empreendedorismo na música ao Rock in Rio; de Q&A com Danilo Santos de Miranda a Q&A com Monique Gardenberg. E ainda falamos de censura, inclusão, cinema, games, etc.

Novidade na SIM 2017, vamos admitir: a área montada pelo Spotify no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo ROUBOU a cena. Ter um espaço como aquele era um sonho antigo, referência de ambientes ao ar livre de conferências internacionais, como o Primavera Pro, em Barcelona, e o SXSW, em Austin, para happy hours, shows e os melhores encontros. Poder estreá-lo bem na nossa quinta edição foi bastante significativo. Ainda mais com o coquetel de Quebec, Canadá, e o AUSSIE BBQ, realizados pelas comissões canadense e australiana, parceiros desde o ano passado (see you in 2018 <3)! 

Passando para a programação noturna… Pela primeira vez sentimos que realmente ocupamos a cidade de São Paulo (quase) INTEIRINHA com música. Ao todo, 24 casas noturnas participaram. E mais de 30.000 pessoas circularam por elas. Teve noite organizada por festival, por selo, por distribuidora, por consulado, por comissão nacional e internacional, por empresas da música, enfim… Foi o mercado se mobilizando para mostrar como a produção atual é relevante. Uma das noites memoráveis foi a do Festival Se Rasgum no Mundo Pensante.  Como bem definiu Marcelo Damaso,  diretor do evento paraense:

“Em 2017, a SIM foi ainda mais especial para mim, pois permitiu que o meu festival tivesse uma noite com o seu nome; levando nossas apostas e curadoria para a noite de SP, sob os olhares de produtores do Brasil e do mundo. Uma aposta de todos os lados que deu supercerto. Os artistas gostaram de tocar, os donos do Mundo Pensante ficaram felizes e nós ficamos bem surpresos com o resultado de tudo. A SIM São Paulo soma todos os esforços do que se é produzido no mercado midstream do Brasil e faz com que os resultados sejam sempre uma grande alegria. É quando sabemos que todos estamos lutando pela coisa certa.”

Ah, e ainda teve a estreia do Prêmio SIM, que celebrou a trajetória do mestre Pena Schmidt e colocou mais gás na nova geração, destaque para a cena baiana, além de reconhecer iniciativas inovadoras e importantes para o mercado da música no Brasil. (conheça todos os ganhadores e saiba mais aqui).

A SIM SÃO PAULO 2018 vem aí! Garanta sua credencial ou inscreva-se nos showcases diurnos. Nos vemos entre 5 e 9 de dezembro! Juntos, somos maiores!





RECEBA NOSSA NEWSLETTER