News

SIM apresenta novos festivais e projetos de música para 2019





Como é tradição no último dia dos painéis da Semana Internacional de Música de São Paulo, no final da tarde do sábado (8/12), foram apresentados os novos festivais e projetos para a música com lançamento para 2019. Ao todos são quatro festivais, duas plataformas digitais de gestão de turnês para artistas e um programa de TV.

O primeiro a se apresentar foi Carlos Albuquerque, jornalista e um dos idealizadores do Festival Ultrasonidos, do Rio de Janeiro, que pretende diminuir o “vácuo entre a produção do Brasil com seus países vizinhos”. O projeto será realizado no LabSonica, do Instituto Oi Futuro. “O LabSonica se encaixou perfeitamente com o formato do festival”, contou Albuquerque, que pretende realizá-lo em abril do ano que vem ou no início do segundo semestre, com um headliner latino e colaborações entre brasileiros e “hermanos”. “Duplas que são estimuladas a fazer uma faixa inédita e depois um show completo do artista estrangeiro com o brasileiro. Um festival de aproximações.”

Barral Lima (Ultra Sessions/MG), CEO e produtor musical na UN Music Group, de Belo Horizonte, mostrou o Ultra Sessions na SIM. Um programa em vídeo para bandas mineiras e de outros estados. “Queremos levar esses artistas para a televisão [aberta ou fechada, ainda em negociação]. O Ultra Sessions vai servir para duas coisas, mostrar a cena local para todo o país e para os artistas terem [um material] audiovisual de qualidade para poder levar para feiras e eventos”, explicou, mostrando alguns dos vídeos já gravados com artistas como Young Lights, Sara Não Tem Nome, Maglore e Roberta Campos. “O programa entra no ar em maio.”

O músico Raphael Evangelista, do Duo Finlândia e da 2DL Produções, apresentou a plataforma 2DLink Digital, que visa encontrar soluções para que o músico possa evoluir seu espírito empreendedor, usando a ferramenta para otimizar suas turnês. “A turnê é a primeira ferramenta do músico independente. Hoje vivo totalmente da minha música por causa das turnês”, revelou. “A 2DLink é focada em construir turnês, mas de forma inteligente e coerente com o mercado brasileiro. Facilitando para três players: contratante, profissionais da música e músicos.”

Logo na sequência, Igor Cordeiro, do Paraná, mostrou uma plataforma similar, o Meu Eco, que já está no ar em versão beta. “Usar a tecnologia para transformar a forma de se fazer shows. Hoje um show pode levar até dez dias para ser fechado e não faz sentido isso acontecer em 2018”, desabafou. “O Meu Eco é uma plataforma que conecta o ecossistema da música e faz com que as relações fique entrelaçadas entre si.”

Em 14 de abril de 2019, acontecerá o Floripa Music Festival, em Jurerê Internacional. O evento foi apresentada na SIM por Ivanna Tolotti. Segundo ela, a expectativa é de que o festival possa reunir 25 países para participantes, para um público estimado em 50 mil pessoas. Serão 300 músicos do Brasil, deles 100 vão vir do próprio estado de Santa Catarina, e 250 artistas estrangeiros, divididos em sete palcos com estilos variados.

Já Rodrigo Vegetal mostrou na SIM São Paulo o Festival Makina, em Brasília, voltado para bandas instrumentais. Ele revelou que já existe um fundo de apoio aprovado. “Queremos fomentar de vez esse cenário [de bandas instrumentais]”, avisou. O Festival Makina será realizado em agosto de 2019 e, além dos shows, terá também workshops e palestras.

Quem fechou as apresentações foi a produtora cultura Débora Campos, de Belo Horizonte. Ela levou o Nova Idade - Festival de Vivências para a Segunda Juventude/XX, que terá dez edições ao longo de 2019 na capital mineira. Momentos antes de iniciar sua apresentação, Débora recebeu a confirmação de que ele será patrocinado pelo Instituto Unimed. “Queremos fazer um festival onde as pessoas com mais de 60 anos sejam protagonistas. Com equipe acima de 60, músicos, alguns deles começando seus trabalhos, e que buscam na cultura uma maneira de sair da solidão”, explicou. “Vamos pegar o dinheiro e colocar a cidade para conversar sobre isso o ano inteiro, com websérie, concurso de fotografia.”

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM