MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Dados do Ecad mostram a força da música brasileira





POST PATROCINADO

 

Os dados do Ecad mostram que a música brasileira está bem viva. De todos os valores distribuídos em 2019, 65% remuneraram repertório nacional. Isso significa que mais da metade da distribuição foi feita para artistas (compositores, músicos, intérpretes, entre outros) brasileiros, o que movimenta a cadeia produtiva da música, gerando empregos diretos e indiretos e mantendo aquecida a produção musical. 

Somente no ano passado, foram distribuídos R$ 986,5 milhões a 383 mil artistas e demais titulares, além das associações. Esse resultado é fruto do trabalho da gestão coletiva, formada pelo Ecad e associações de música, que permite que cada vez mais compositores e artistas tenham sua arte reconhecida e possam viver da música.​

O Ecad apurou ainda que o rendimento médio do artista nacional foi 13 vezes maior que o rendimento médio do artista estrangeiro no Brasil. No ano passado, para a categoria autoral (autores e editoras), foram destinados 75% do total distribuído; e os outros 25% foram repassados para as categorias de direitos conexos (intérpretes, músicos e produtores fonográficos).

ONDE O BRASILEIRO MAIS ESCUTA MÚSICA NACIONAL?

Entre os segmentos que mais utilizaram músicas nacionais no ano passado, estão os de Festa Junina, Carnaval, Música ao Vivo, Rádio, TV Aberta e Shows. Os segmentos de Sonorização Ambiental e Streaming de Áudio apresentam um repertório equilibrado entre obras nacionais e estrangeiras. Os únicos segmentos em que a música nacional não foi protagonista foram os de Streaming de Vídeo e Cinema. 

A EXPLOSÃO DAS MÚSICAS NACIONAIS TAMBÉM EM SHOWS

Entre as dez músicas mais tocadas em shows no ano passado, todas foram nacionais. O estilo sertanejo foi o grande destaque de 2019: seis músicas desse gênero ficaram entre as mais tocadas. 

Confira o ranking completo:

POSIÇÃO MÚSICAS AUTORES
1 Atrasadinha Diego Barão/Leo Brandão/Wynie Nogueira
2 Notificação Preferida Vine Show/Junior Gomes/Os Parazim
3 Jenifer Abel Junior/Thawan Alves/Junior Avelar/Fred Willian/Allef Alcino/Thales Gui/Joao Pala/Leo Sousa
4 Cem mil Tierry Coringa/Gusttavo Lima
5 Propaganda Marcia Araújo/Henrique Casttro/Diego Silveira/Os Parazim
6 Largado Às Traças André Vox/Victor Hugo/Philipe Pancadinha
7 Amor Falso Walber Cassio/Felipe Ennzo/Mc Rogerinho
8 Parado no Bailão Cp/Mc Gury/Mc L Da Vinte
9 Evidências José Augusto/Paulo Sergio Valle
10 Apelido Carinhoso Junior Angelim

 

VOCÊ JÁ CONHECE O ECAD?

Administrado por sete associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), o Ecad é referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais.

Presente no país inteiro, alia gestão eficiente e tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva. O Ecad existe para manter a música viva, onde quer que ela aconteça.​ Saiba mais em: https://www3.ecad.org.br/.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM