MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Revista SIM São Paulo 2019 - Diversidade tem de rimar com legitimidade





Por Dani Rodrigues (Empresária do rapper Rashid e diretora da Foco na Missão Produções e Merchandising) // Foto: Liniker e os Caramelows na Noite Mastercard da SIM 2019 por Filipa Aurélio

 

Não é de hoje que o mercado da música se vende como um outdoor de diversidade, mas por que é tão difícil notarmos essa pluralidade e enxergarmos – de fato– a representatividade quando acompanhamos os painéis de feiras e convenções de música ao redor do mundo?

Pessoas negras e/ou LGBTQI+, competentes nos diversos setores do mercado, continuam isoladas em painéis específicos que discutem raça ou identidade de gênero. Mulheres com anos de experiência, que conhecem e dominam as suas áreas, em vez de serem convidadas para falar a respeito de suas expertises, acabam escondidas nos repetidos – e muitas vezes superficiais – painéis com temas como “a mulher na música”. Obviamente, esses painéis são importantes, mas não podem ser usados para separar assuntos e pessoas, já que queremos mais inclusão.

Como a representatividade é um tema em alta, nos últimos anos conseguimos sair do zero, mas agora é o momento de nos esforçarmos para equilibrar essa balança. É importante que todo mundo nessa cadeia se movimente para isso e entenda que essa mudança precisa acontecer de dentro para fora. A diversidade precisa estar presente desde o momento da definição da equipe que está na produção do evento, para que a pluralidade desejada no palco seja legítima e que, inclusive, novos temas e ideias possam emergir.

Nos últimos anos, têm surgido várias iniciativas para impulsionar mulheres do mercado da música. No Brasil, há o Women’s Music Event (WME), que dá visibilidade, premia e abre espaço para mulheres que estão tanto nos palcos quanto nos bastidores.

Isso é fundamental para que possamos construir um mercado com visibilidade igualitária, e é imprescindível que todos estejamos engajados na causa.

O que é preciso para que os membros da indústria compreendam que um mercado com mais pluralidade vai potencializar o alcance, a popularidade e a rentabilidade do nosso negócio?

Ah, e tudo isso com legitimidade.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM