MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Revista SIM São Paulo 2019 - Conexões inspiradoras





Por Katia Abreu (Diretora artística do Dia da Música, produtora do festival Fora da Casinha e coordenadora de comunicação da SIM) // Foto: Conexão Diáspora nos Showcases Diurnos da SIM 2019 por Victor Balde

 

Um dos desdobramentos mais atuantes da SIM São Paulo, a SIM Transforma tem se mostrado um importante canal de convergência entre artistas e coletivos da periferia da capital paulista e a indústria da música.

Nascida em 2015, hoje a iniciativa leva, mensalmente, músicos, jornalistas, produtores, curadores e outros profissionais da música para participar de palestras, sessões de mentoria e rodadas de negócios nas Fábricas de Cultura de São Paulo, em parceria com a Poiesis e a distribuidora Tratore.

Em 2019, foram seis ações e é notável o impacto da troca e a potência das conexões que se estabelecem a partir das atividades. Ótimo exemplo disso é o Conexão Diáspora, que participou da SIM Transforma em junho, no Jardim São Luís (zona sul). Formado por Kunta Kinte (Senegal), Alomia (Colômbia), SJota (Brasil) e Bixop (EUA), o grupo rima em cinco idiomas e mostra sua identidade multicultural nos showcases diurnos da SIM 2019, abrindo possibilidades em sua trajetória.

Outra ponte feita pela SIM Transforma foi entre o MC Marabu e a produtora cultural Anna Penteado. A diretora do Vento Festival conheceu o rapper na mentoria realizada na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, em agosto, e de lá pra cá vem acompanhando o desenvolvimento da carreira do artista. O trabalho do jovem, que une elementos do funk à tradição do hip hop, também pode ser visto na programação da SIM 2019, na Noite Vento.

Acreditando no poder da música de inspirar sonhos e reflexões, romper barreiras sociais e geográficas e provocar mudanças no mundo e em cada indivíduo, a SIM Transforma se firma, ano a ano, como um espaço aberto e constante de diálogo entre o centro e as periferias: da cidade e da indústria. Em 2020, a missão de impulsionar e agregar novos agentes na música continua.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM